Qual é a função da placa-mãe do computador?

     Se você já desmontou um computador, viu a única peça do equipamento que une tudo: a placa-mãe. A placa-mãe é a placa de circuito central que contém os componentes e conectores que permitem que todas as partes do seu computador recebam energia e se comuniquem entre si. Às vezes é chamada de placa principal, placa de circuito principal ou placa base. As placas-mãe normalmente possuem uma ampla variedade de recursos integrados e afetam diretamente as capacidades e o potencial de atualizações do computador.

placa-mãe

As placas-mãe certamente não são uma invenção nova. Eles podiam ser encontrados em computadores mainframe antes da revolução dos computadores pessoais. As primeiras placas-mãe de PC continham poucos componentes reais. A primeira placa-mãe IBM PC tinha apenas um processador e slots para placas. Os usuários conectaram componentes como controladores de unidade de disquete e memória nos slots. A Compaq foi a primeira a usar uma placa-mãe não derivada de um projeto da IBM. Este novo design utilizou um processador da Intel. Embora alguns profissionais do setor pensassem que se tratava de uma aposta, quando as vendas da Compaq dispararam, outras empresas seguiram o exemplo.

Existem vários componentes de computador que adicionam sinos e apitos à funcionalidade do seu computador, mas a placa-mãe é uma peça essencial do hardware que está dentro de cada computador, seja um Mac ou PC. Embora seja importante saber qual RAM, processador, disco rígido e placa gráfica seu computador possui, nenhum desses componentes funcionaria corretamente sem a ajuda da placa-mãe.

Funcionalidade
Em termos mais básicos, a placa-mãe é uma base ou hub para quais outros componentes essenciais do computador se conectam. Na verdade, a placa-mãe preenche as lacunas entre cada componente, permitindo que eles trabalhem juntos harmoniosamente para executar qualquer função que o usuário solicitar.

Disposição
A placa-mãe tem muitos slots para componentes de computador, e entender o layout de uma placa-mãe pode ser bem complicado. Talvez o slot mais importante seja para a unidade de processamento central, que atua como o cérebro do computador. Existem também slots para RAM, fontes de alimentação, placas de áudio e gráficos, placas de rede, chipsets, módulos de memória dual inline, hardware externo como monitor, teclado ou mouse e conectores USB.

Variações
Uma placa-mãe quase sempre terá slots abertos para os usuários aumentarem a potência, velocidade ou desempenho de um computador. A maioria das placas-mãe tem slots expansíveis para RAM, fontes de alimentação e CPUs. A instalação de componentes adicionais na placa mãe terá vários efeitos. Por exemplo, adicionar RAM pode oferecer aos usuários velocidade de processamento mais rápida ao abrir programas ou executar vários programas. Instalar uma segunda CPU útil na multitarefa e no desempenho geral, mas adicionar componentes extras à placa-mãe pode exigir a adição de uma fonte de alimentação.

Restrições
Embora as placas-mãe apresentem expansões, os componentes precisam ser compatíveis com a placa-mãe. Isso pode ficar complicado e é melhor consultar as especificações da placa-mãe no site do fabricante antes de comprar os componentes.

Como regra geral, uma CPU precisará corresponder ao tipo de soquete da placa-mãe e à velocidade do barramento, além de ser um tipo de processador compatível, como um processador dual-core ou quad-core. Para RAM, a placa-mãe deve ser compatível com o tipo de RAM – DDR, DDR2 ou DDR3 – e ter pinos correspondentes em seu slot de RAM com o componente. Se houver um slot de placa de vídeo dedicado na placa-mãe, a placa de vídeo normalmente funcionará, desde que você tenha uma conexão compatível.

Leave a Comment