Um breve guia para peças da placa-mãe e suas funções

A placa-mãe é o componente mais importante do seu PC. Se você quebrar ou causar curto-circuito na placa-mãe ou se uma de suas conexões funcionar mal, isso será uma cortina para o seu PC. Infelizmente, as placas-mãe também parecem uma entidade misteriosa e mágica para aqueles que não são entusiastas da tecnologia.

placa-mãe

Com tantas peças, peças e componentes, descobrir a finalidade de cada parte individual pode parecer uma cirurgia cerebral. Isto é, até agora! Continue lendo para obter um guia abrangente, embora básico, para sua placa-mãe!

O que é uma placa-mãe?
Abaixo está a imagem que usaremos para ilustrar os componentes de uma placa-mãe, a ASUS TUF Gaming Z690-Plus Wi-Fi.

A placa acima é uma das placas-mãe mais bem avaliadas atualmente no mercado, adequada para os mais recentes processadores Intel de 12ª geração. No entanto, apesar da sua aparente complexidade, a placa-mãe ainda apresenta o mesmo conjunto padronizado de entradas, saídas, slots e funções. Existem três aspectos gerais de uma placa-mãe que os usuários precisam para configurá-la corretamente.

Slots: Os slots acomodam componentes de hardware usando portas elevadas. Dependendo da idade da sua placa-mãe, os principais slots presentes em uma placa-mãe são AGP (Accelerated Graphics Port), PCI (Peripheral Component Interconnect) e RAM (Randon Access Memory). Dizemos idade porque o AGP foi quase totalmente substituído pelo PCI Express (PCIe – mais sobre isso em um momento!), e é extremamente improvável que você encontre um slot AGP em uma placa-mãe de consumo construída após 2010.
Soquetes: Os soquetes permitem que os usuários instalem peças de componentes diretamente na placa-mãe. O soquete da CPU é o exemplo mais notável.
Conexões: As conexões fornecem energia através de sua fonte de alimentação para seus componentes. Essas conexões geralmente são conexões de pinos, algumas das quais são colocadas em soquetes elevados (via conectores ATX), enquanto outras estão vazias.
Embora o layout de modelos específicos de placas-mãe envolva muito mais componentes do que os acima, os apresentados são os componentes projetados para o envolvimento do consumidor.

Soquete da CPU
Os soquetes de CPU vêm em dois tipos: LGA (Land Grid Array) e PGA (Pin Grid Array). LGA usa pequenas placas de contato, enquanto PGA usa pinos finos para conectar sua CPU à placa-mãe. O soquete da CPU está destacado na imagem abaixo.

Existem também várias versões de soquetes do tipo LGA geral. Diferentes soquetes afetam o desempenho de saída da CPU. Uma placa-mãe de alta qualidade ou mais cara terá um tipo de soquete desenvolvido mais recentemente, normalmente permitindo emparelhar a placa-mãe com uma CPU de especificação superior. Por exemplo, como mencionado acima, a placa-mãe ASUS em nosso exemplo vem com um soquete LGA 1700 que funciona com processadores Intel de 12ª geração, permitindo que você use o melhor e mais recente hardware da Intel. Na imagem a seguir você pode ver de perto o soquete Intel LGA 1151.

Instalar uma CPU em um slot é tão simples quanto colocar a CPU no slot com a orientação correta (representada em uma CPU com uma pequena seta indicadora) e pressionar a CPU em contato com o soquete usando a alavanca de contato.

Slots DIMM (e módulos de RAM)
Os slots DIMM (Dual Inline Memory Module) abrigam os módulos de RAM (geralmente chamados de “RAM sticks”) instalados na placa-mãe. Eles são normalmente orientados paralelamente aos conectores do painel traseiro da placa-mãe. Dependendo da sua placa-mãe, você encontrará uma configuração de dois ou quatro slots. Nosso exemplo de placa-mãe vem com quatro slots de RAM.

Leave a Comment