Como funciona uma placa-mãe?

Quando você liga o computador, a fonte de alimentação transfere eletricidade para a placa-mãe para ser usada pelo computador. Os dados são transportados entre os componentes do chipset por meio de barramentos de dados e viajam entre as seções da ponte sul e da ponte norte.

placa-mãe

As conexões de dados com a CPU, RAM ou PCIe são feitas através do componente northbridge. As operações executadas pela RAM são primeiro “interpretadas” pela CPU como saídas depois que a RAM começa a fornecer entradas para a CPU. Depois de serem gravados no PCIe, os dados são copiados ou movidos para a placa de expansão, dependendo do tipo de placa que você possui.

A conexão de dados ao sistema básico de entrada/saída (BIOS), ao barramento serial universal (USB), ao acessório serial de tecnologia (SATA) e ao barramento PCI são gerenciados pelo componente Southbridge. Seu computador pode inicializar devido aos sinais enviados ao BIOS, e os dados enviados ao SATA “despertam” suas unidades ópticas, de disco rígido e de estado sólido. A placa de vídeo, placa de rede e placa de som recebem energia das informações armazenadas no SATA.

Os demais componentes interagem por meio de um sinal elétrico, que serve de hub para eles. Esses barramentos de dados passam pelos elementos ponte norte ou ponte sul de um microchip, que então se ramificam para outros componentes como CPU, RAM, PCI e PCIe, entre outros elementos.

As informações enviadas pelos barramentos serão codificadas em uma linguagem de programação (1 e 0). Quando um sinal é enviado para uma placa-mãe a partir de um de seus componentes, a placa-mãe irá processá-lo e traduzi-lo para uma linguagem que o outro componente possa compreender. Na maioria dos sistemas de computação atuais, tudo isso ocorrerá em uma fração de segundo e quase não há atraso entre a entrada e a saída.

Funções de uma placa-mãe
1. Gerencia o fluxo de dados
O componente BIOS da placa-mãe garante que o sistema operacional interaja bem com dispositivos de entrada e saída, como teclado e mouse, para processar instruções. Isso garante que os dados enviados ao computador sejam movidos conforme o esperado para cumprir a finalidade pretendida. Ele também gerencia o fluxo de dados através de suas portas USB, permitindo a transferência de dados entre dispositivos. Além disso, garante que o processador possa acessar informações da RAM para aumentar a eficiência.

2. Conserva recursos
A placa-mãe economiza tempo, energia e dinheiro dos consumidores ao conectar todas as conexões do computador. A placa-mãe fornece uma plataforma na qual os fabricantes podem conectar todos os componentes necessários para garantir o funcionamento do computador. Assim, economizando tempo e energia dos consumidores, pois eles não precisam montar e conectar diferentes peças manualmente. Além disso, a recolha dos componentes individuais pode revelar-se dispendiosa, uma vez que os consumidores seriam forçados a incorrer em custos adicionais de transporte e outros custos diversos.

3. Otimiza a distribuição de energia
A placa-mãe fornece e distribui energia de maneira ideal. Os computadores necessitam de eletricidade para funcionar. A placa-mãe possui um conector de alimentação que conecta o computador a uma fonte de alimentação e a converte em uma forma de energia elétrica que o computador pode usar. Depois disso, a placa-mãe garante que a corrente elétrica seja distribuída de maneira ideal para os diferentes componentes do sistema.

A placa-mãe possui tecnologia de circuito integrado com conexões pré-definidas que garantem que cada elemento receba a alimentação necessária. Além disso, os circuitos garantem que menos energia seja consumida para tornar o computador uma máquina com baixo consumo de energia.

4. Impulsiona a comunicação
A placa-mãe facilita a comunicação entre diferentes componentes. Para que um computador processe um determinado conjunto de instruções, às vezes pode ser necessário que vários componentes se comuniquem e trabalhem juntos para concluir a tarefa. Nesses cenários, a placa-mãe depende de sua tecnologia de circuito para permitir a comunicação entre esses componentes. A placa-mãe também pode depender de alguns de seus componentes, como CPU, BIOS, portas de expansão e portas USB, para interagir com o sistema operacional do computador.

Leave a Comment