O que considerar ao comprar uma placa-mãe

A placa-mãe é sem dúvida o componente mais importante de um PC, nada mais funciona sem ela e ela decide quais atualizações você pode fazer no futuro. Aqui está o que você precisa considerar antes de comprar.

placa-mãe

Fator de forma
Inicialmente, você precisará selecionar um formato. Placas-mãe ATX são comuns, assim como micro ATX (embora sejam menores em tamanho e reduzam o número de slots de expansão). Quando você está comprando uma placa-mãe nova e não tem certeza de qual tamanho caberá, você sempre pode medir sua placa-mãe antiga e compará-la com tamanhos diferentes. A placa ATX é popular, pois possui mais slots de expansão, o que pode ser útil.

Soquete do processador
Depois de escolher um formato, você precisará escolher um soquete de processador. Houve diferentes tipos de soquetes usados no passado, mas três só são aplicáveis hoje. Estes são LGA, PGA e BGA. A Intel usa LGA, enquanto a AMD usa PGA. Os soquetes BGA não são tão populares quanto os últimos porque estão permanentemente ligados à placa-mãe e não podem ser reparados ou atualizados. Dependendo do tipo de soquete que você possui na placa-mãe, isso determinará qual processador você pode comprar. Portanto, você provavelmente precisará considerar primeiro qual CPU deseja e depois comprar sua placa-mãe.

RAM (memória de acesso aleatório)
Em seguida, RAM, abreviação de Random Access Memory. Fundamentalmente, a placa-mãe que você compra determinará a quantidade e o tipo de RAM que você pode ter. Portanto, vale a pena estar atento a isso antes de tomar a decisão de comprar uma placa-mãe. Consequentemente, recomendamos escolher uma placa-mãe que possa acomodar pelo menos 16 GB, mesmo que se você não planeje comprar tanto inicialmente, você terá a opção de usar essa memória posteriormente. Além disso, procure uma placa que ofereça 4 ou mais slots de memória. Isso significa que você pode instalar 2 módulos de RAM para começar e terá espaço livre para atualizações de memória no futuro.

Slots PCI
Um slot PCI é uma conexão ou porta localizada na placa-mãe. Eles têm sido o tipo padrão de slot de expansão há anos e permitem a conexão de placas de expansão. Dependendo de como você planeja usar seu computador, você precisará considerar se sua placa-mãe possui slots adequados às suas necessidades. Se você é um jogador, vai querer ter pelo menos um slot PCI Express x16 de velocidade total e precisará de vários deles, se quiser conectar várias placas. As placas-mãe também oferecem slots PCI padrão e slots PCI Express menores para outras placas, como placas de som, adaptadores Wi-Fi e outras expansões de conectividade.

Características
Se você comprar uma placa-mãe com recursos já integrados, não precisará se preocupar em comprar placas de expansão adicionais. Um recurso mais comum incluído na maioria das placas-mãe é o áudio on-board. No entanto, isso geralmente só é adequado para alto-falantes de médio alcance. É importante notar que placas-mãe melhores geralmente também incluem recursos de Wi-Fi e Bluetooth, mas você terá que gastar mais dinheiro com esses recursos. No entanto, reduzirão a necessidade de placas de expansão.

Sata
Ao considerar comprar uma placa-mãe, você pode precisar considerar o número de portas SATA necessárias. Cada porta SATA permite conectar uma unidade óptica e unidades de armazenamento, como SSD ou HDD. Portanto, é importante certificar-se de que sua placa-mãe tenha todas as portas SATA necessárias para todas as suas unidades. Vale ressaltar também que você precisa ter certeza de que sua placa-mãe oferece o padrão SATA 6 gigabytes, também conhecido como SATA 3.0. Além disso, pode ser necessário considerar conexões periféricas, por exemplo, um USB 3.0.

Leave a Comment